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O que é análise Swot, e porque você precisa realizar ela em sua empresa?

Em seus estudos na área de marketing ou até mesmo quando está pesquisando sobre planejamento estratégico, para você ou sua empresa a palavra “Matriz Swot” ou “Análise Swot” sempre está presente nas pesquisas e hoje vamos te explicar porque ela deve fazer parte e principalmente deve ser aplicada em seu negócio.

O que é análise Swot?

Vamos começar a explicar a análise SWOT para vocês com a melhor definição que podemos encontrar oferecida por Philip Kotler (Mestre e Pai do Marketing):

Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões.

Acredita-se que esse método foi criado na década de 1960 pelo consultor de empresas Albert S. Humphrey, ao integrar um projeto do instituto de pesquisa de Stanford que foi financiado pelas maiores empresas da época.

Essas palavras identificam quais análises são feitas: as forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.

São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.

Porque sua empresa precisa realizar a Análise SWOT ?

Por meio dessa análise, o gestor empresarial, o diretor comercial, o gerente de marketing e demais membros da diretoria conseguem traçar um panorama mais certeiro da empresa e detectar a posição dela no mercado, encontrando também maneiras de melhorar esse posicionamento. Vamos te apresentar 5 razões para você utilizar a Análise SWOT:

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Melhor visão de mercado e de oportunidades: a ferramenta permite a análise da posição da empresa dentro do mercado e também garante a percepção dos principais concorrentes e seus diferenciais e de novos nichos de atuação. Esse exame ainda viabiliza a visualização do verdadeiro potencial do negócio e a construção de estratégias mais assertivas para o seu crescimento.

Correção de rotas: como a Análise SWOT aponta riscos e os pontos que precisam ser mais bem trabalhados, o gestor é capaz observar os ambientes externo e interno simultaneamente. Com base nessa observação, consegue-se ajustar as trajetórias já estabelecidas e até criar novas estratégias para atingir os melhores resultados.

Verificação precisa dos riscos: a observação de riscos com antecedência e exatidão é uma grande vantagem empresarial. Dessa forma, pode-se buscar soluções mais eficientes para os problemas, evitar prejuízos, manter a estabilidade e até ficar à frente dos concorrentes.

Versatilidade e eficácia: por ser bastante simples, a ferramenta pode ser aplicada em qualquer tipo de empreendimento, independentemente do porte ou do setor de atuação do negócio. Apesar de sua simplicidade, a matriz permite a visualização concreta e organizada de dados importantes para o melhor direcionamento da empresa. Isso facilita a tomada de decisões e amplia a eficácia da ferramenta.

Foco na oportunidades: bons negócios, ou melhor, boas empresas, são aquelas que surgiram “aproveitando” uma oportunidade de mercado, que surgiram para suprir a necessidade de um determinado público-alvo.

Por isso, com a análise SWOT será possível verificar o verdadeiro potencial de seu negócio, o que vai nortear grande parte das tomadas de decisões.

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