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Público: Qual a importância de conhece-lo?

Em primeiro lugar, umas das principais lições que precisamos aprender ao criar uma estratégia de marketing é saber para qual público ela será comunicada, afinal saber para quem você vai falar te ajudará a determinar qual linguagem usar na sua estratégia e como deverá ser a comunicação tanto nos textos quanto nas peças criadas. Por isso, conhecer seu público impede que você cometa muitos erros. Além do que, isso faz com que a estratégia de comunicação seja ainda mais efetiva e de melhor absorção.

Então, vem entender a importância de conhecer o seu público e saber o que ele quer ler, ouvir e ver.

Comece pesquisando o seu público

Definir o público não tem segredos, mas também não significa que seja uma tarefa super fácil de executar.

Quanto mais pesquisas você fizer, mais resultados terá nas ações elaboradas, mas galera da Loopa, quais informações eu preciso para definir esse público e me comunicar com ele de uma maneira mais assertiva? Bom, vamos lá:

– Gênero;
– Faixa etária;
– Escolaridade;
– Faixa de renda;
– Classe social;
– Localização;
– Hábitos de consumo.
Sabendo essas características você conseguirá definir estratégias melhores para atingir o seu público.

Melhora a sua comunicação

Assim que o público-alvo é definido, você consegue moldar seu tom de voz. Por exemplo, se precisar se comunicar com pessoas mais velhas, não é legal ficar usando expressões super atuais ou gírias. Portanto, você só sabe qual a sua linguagem quando conhece seu público, você sabe o jeito que ele gosta de ser abordado e em quais meios você conseguirá abordar ele de forma que a conversão seja mais efetiva.

Ajuda no planejamento

Na hora de planejar o seu mês sobre os assuntos que você abordará você sente dificuldade?
Conhecendo o seu público todo esse planejamento ficará mais tranquilo, você saberá o que abordar qual linguagem usar.

Direcione sua rotina de postagens

Certamente, entender os hábitos de consumo do seu consumidor perante as redes sociais dá uma direção maior de quais são os melhores dias e horários para as suas postagens. Assim também é importante definir qual será a frequências dessas postagens, pois como diz o famoso ditado “Quem não é visto, não é lembrado” e como as redes sociais sempre têm muitos conteúdos, é importante que você se faça presente. Por isso é interessante sempre monitorar as postagens, seus resultados, com isso você entenderá cada vez mais como o seu público se comporta.

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E como definir esse público?

Entender o propósito da sua comunicação

Primeiramente, qual seria o propósito que você quer passar através das suas redes sociais? Tendo isso em mente, você já tem uma direção para poder definir como você deverá transmitir as informações para o seu público. Portanto, com isso estabelecido, você entenderá melhor qual será o tipo de perfil que receberá todas as informações.

Analisar a concorrência

Analisar é a palavra chave, afinal todo resultado vem de uma análise, sempre analise também o que vem acontecendo nas redes sociais dos seus concorrentes ou de outros criadores de conteúdo do seu segmento e que tenha um objetivo parecido com o seu.

Desse modo, você pode aproveitar a brecha para solucionar possíveis problemas que ainda não foram resolvidos pela concorrência. E, consequentemente, você atrairá o público desejado e também mais qualificado.

Leia os comentários

O ponto mais importante quando você começar! A partir dos comentários você entenderá melhor o que seu público quer saber, ver, as dúvidas frequentes e muito mais. Assim, elogios ou críticas são sempre bem-vindos para entender o que está dando certo e o que pode ser modificado e melhorado.

Dica importante: Público-alvo não é a mesma coisa que Persona.

É importante ressaltarmos isso aqui antes de encerrarmos esse post, afinal é supernormal confundir e achar que os dois são exatamente a mesma coisa, mas não são.

É importante ressaltarmos isso aqui antes de encerrarmos esse post, afinal é supernormal confundir e achar que os dois são exatamente a mesma coisa, mas não são. Claro, a definição da Persona vem da pesquisa feita para descobrir o público-alvo, porém ela se aprofunda muito mais.

A persona ela representa o perfil de cliente ideal que a sua empresa deseja ter, para moldar a persona, além daquelas informações básicas que contamos lá no começo do texto, você precisará de mais alguns detalhes, como:

– Com o que trabalha?

– Qual seu hobbie?

– Onde costuma comprar?

– Quais as redes sociais que mais usa?

– Onde gosta de sair?

– Qual o conteúdo que mais consome na internet?

E por aí vai, são muitos detalhes para definir a persona, mas comece pelo público-alvo que você já conseguirá afunilar bem as suas estratégias. Ter um público definido é algo que vai ajudar você produzir o conteúdo certo, quanto para trazer um público mais qualificado para a sua empresa. Você já sabe para quem está comunicando? Ou ainda sente dificuldade? Deixe seu comentário aqui para podermos conversar melhor sobre isso!

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