Thumb-Neuromarketing

O que é Neuromarketing?

Neuromarketing é a junção entre Neurociência e Marketing. Assim, seu principal objetivo é entender o comportamento do consumidor. Utiliza-se técnicas para saber por que se gosta de determinada marca, produto e o que leva a pessoa a ter esse tipo de comportamento.

Prepara que lá vem textão. Falar de Neuromarketing é muito complexo, pois estamos falando de comportamento humano. Mas, vamos tentar deixar o mais simples para facilitar o entendimento.

E ai bora apreender?

Pra entender o que é o Neuromarketing precisamos saber sobre a tomada de decisão. A tomada de decisão é aquele momento onde você decide o que comprar.

O processo de tomada de decisões não acontece de forma racional, lógica e consciente como costumamos acreditar, e sim começa no inconsciente, quando determinados estímulos ativam partes específicas do cérebro.

Vamos ilustrar um exemplo. Então, estamos na compra de um computador (notebook) tenho dois modelos de grandes marcas, com a mesma configuração, porém eu preciso fazer uma escolha. Qual pegar? É ai que entra o Neuromarketing, ele vai analisar a tomada de decisão, se os produtos são “iguais” o que faz a pessoa escolher um deles?

Bom, agora vamos entender como nosso cérebro trabalha, ele é dividido em 3 partes:

  • Cérebro Reptiliano:controla tudo aquilo que é responsável pela nossa sobrevivência, como respiração e batimentos cardíacos e é ativado por emoções primitivas como medo, fome e raiva.
  • Cérebro Límbico:processa emoções mais complexas, é responsável por armazenar dados e é ativado por sensações envolvendo os 5 sentidos.
  • Neocórtex: essa é a parte que acreditamos utilizar nas tomadas de decisão já que é a parte que controla o raciocínio e nosso lado social.

Estímulos externos como cheiros, sons, imagens, propagandas irão ativar mesmo que inconscientemente no Cérebro Reptiliano e Límbico. Uma vez que tomamos nossa decisão, o Neocórtex vai analisar e verificar a lógica. Dessa forma, o Neocortex funciona como um revisor.

Nosso cérebro trabalha dessa forma em tudo que fazemos, mas algumas dessas tomadas de decisões funcionam no piloto automático. Elas são nossas funções básicas, assim não precisamos sobrecarregar nosso cérebro com funções desnecessárias.

Como aplicar Neuromarketing no meu negócio?

Então, como aplicar Neuromarketing no meu negócio? Calma não vai precisar gastar dinheiro com cursos e métodos sofisticados. Vamos dar algumas dicas.

Imagens funcionam melhor que textos

Conteúdos visuais são os preferidos já que nós entendemos muito melhor quando vemos do que quando estamos lendo. Utilize imagens para ilustrar alguma parte do texto para reforçar e auxiliar a compreensão da sua mensagem.

Estratégia é a base para ter novos clientes

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Rostos de pessoas

Nós somos seres sociáveis, e interagimos o dia todo com outros indivíduos. Então, é familiar um rosto em uma imagem ou algo audiovisual.

O próprio Instagram já publicou em uma de suas análises que postagens com pessoas tem mais engajamento que as demais. Então, invista em pessoas.

Psicologia das cores

Cada uma das cores nos afeta emocionalmente de alguma maneira. Quando você sabe o que deseja causar no seu público, escolha as cores que condiz com essa reação.

As pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um ambiente ou produto dentro de 90 segundos após a visualização inicial. Em torno de 62% dessa avaliação é baseada somente nas cores.

Fontes simples

Sim, fontes tem haver com Neuromarketing. Pense, você tem uma mensagem a se passar, quanto mais fácil for o entendimento melhor. Fontes simples facilitam o entendimento e ajudam na tomada de decisão.

Layout do Site

O neuromarketing também influencia no design do seu site ou blog.

Já vimos que cores e fontes são dois elementos muito importantes quando queremos influenciar pessoas a tomar uma ação, como colocar atalhos para as redes sociais e assim facilitar o compartilhamento de páginas e conteúdo.

Essa são nossas dicas para que você consiga incorporar um pouco do Neuromarketing no seu negócio. Gostou do artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Quer discutir um pouco sobre neuromarketing, comente ai em baixo, estamos ansiosos para poder responder vocês.

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